O Museu Municipal de Arqueologia está vocacionado para a investigação arqueológica e para o apoio pedagógico à comunidade educativa do Município da Amadora. As suas áreas de atuação centram-se na proteção e valorização do património, na prespetiva de um processo participado em que os diferentes agentes desempenham um papel fundamental.
As atividades desenvolvidas vão desde o trabalho de campo, à conservação e restauro de bens patrimoniais, ao estudo de jazidas Arqueológicas e à concepção de exposições. O Museu conta, presentemente, com um Museu Sede e um núcleo de sítio: a Necrópole de Carenque. No núcleo sede é possível encontrar: um centro de documentação, biblioteca de temática arqueológica, um laboratório de restauro, as reservas arqueológicas , gabinetes técnicos de Museografia e Investigação, Museu Virtual e um Centro Informático de interpretação de dados. No núcleo museológico da Necrópole de Carenque (Monumento Nacional), é possível visitar um conjunto de três grutas artificiais datadas dos finais do 4º milénio A.C. e uma exposição permanente sobre o povoamento Neolítico/Calcolítico da região envolvente às grutas.
O Museu organiza ainda visitas guiadas segundo marcação prévia que incluem locais de interesse como:
Casa Roque Gamerio, Necrópole de Carenque, Villa Romana da Quinta da Bolacha e outros locais que sejam relevantes para os visitantes.